Siga-nos nas Redes Sociais:

Competência – Secretaria Municipal de Inclusão de Desenvolvimento Social

  • Formular, executar e avaliar a Política Municipal de Assistência e Proteção Social no
    âmbito do Município, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal,
    o Sistema Único de Assistência Social e a legislação vigente;
  •  Formular, executar e avaliar planos, projetos e ações que visem o enfrentamento dos
    problemas de pobreza, exclusão e risco social da população do Município, em
    consonância com a Política Municipal de Assistência e Proteção Social e da legislação
    vigente;
  • Estruturar, implantar e gerenciar o sistema de proteção social básica dirigido à
    população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e da
    fragilização dos vínculos afetivos e comunitários, em consonância com a Política
    Municipal de Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a
    Política Nacional de Assistência Social – PNAS;
  •  Estruturar, implantar e gerenciar o Sistema de Proteção Social Especial dirigido ao
    atendimento de famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados e/ou
    ameaçados, em consonância com a Política Municipal de Assistência Social e o Sistema
    Único de Assistência Social – SUAS;
  •  Administrar o funcionamento e manutenção da infraestrutura física e unidades que
    compõem a Sistema Municipal de Assistência Social;
  • Implementar o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, nos serviços
    oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, bem como os
    benefícios de transferência de renda;
  • Desenvolver projetos que visem a implementação da Política Pública para o Idoso;
  • Planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades do Centro de Referência
    Especializado de Assistência Social – CREAS oferecendo apoio, orientação e
    acompanhamento especializado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou
    violação de direitos,
  • Executar e implantar Projetos Sociais de Habitação de Interesse Social e Urbanização
    Integrada;
  •  Identificar o perfil socioeconômico dos beneficiários dos Projetos Habitacionais e
    efetuar o acompanhamento social dos beneficiários com unidades habitacionais;
  •  Mobilizar e organizar a comunidade para o desenvolvimento das atividades inerentes
    ao trabalho social de habitação, como a mobilização da comunidade, a geração de
    emprego e renda e a educação sanitária e ambiental;
  • Em coordenação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social,
    atualizar e manter os dados para o CadÚnico, a fim de cumprir as determinações da
    Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades.
  • Scroll to top
    Pular para o conteúdo